Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Pitu 2020

Análise e seleção das estratégias

fig_3_07

Análise e seleção das estratégias

A avaliação do desempenho das estratégias e escolha da alternativa final tiveram como base os benefícios obtidos em relação à estratégia mínima.

Os indicadores de desempenho resultantes das simulações permitiram selecionar, a partir de testes e combinações, a estratégia com resultado mais satisfatório.

O processo de avaliação e seleção do conjunto de intervenções propostas foi realizado em três fases.


1ª fase: Escolha da rede estrutural de trilhos urbanos

Avaliou-se o desempenho de três alternativas de rede de trilhos - central, aberta e densa - traçadas segundo critérios distintos, selecionando-se aquela que apresentou melhor performance pela estrutura de avaliação proposta.

A rede selecionada (rede aberta) caracterizou-se pela expansão além dos limites do município de São Paulo e pela combinação de tecnologias diferenciadas de transporte sobre trilhos.

A rede aberta foi a selecionada porque apresentou melhor desempenho em relação às demais, principalmente quanto à eficiência econômica, que reflete a metrópole responsável, além de se destacar em todos os demais indicadores.

graf_p_24.gif (101032 bytes)

fig_3_08

fig_3_09


2ª fase: Definição do total de investimento em infra-estrutura

Avaliaram-se os investimentos que complementaram a rede estrutural de trilhos selecionada, acrescentando proposições em outros sistemas e projetos de melhorias para o sistema viário de interesse metropolitano:

  • trem regional e trem aproximador;
  • sistema de transporte de média capacidade sobre pneus;
  • obras e adequações propostas no sistema viário principal da região metropolitana e melhorias dos trechos iniciais das rodovias;
  • incorporação de anéis de trânsito prioritários formando orbitais em relação ao centro metropolitano;
  • implantação do rodoanel completo.

fig_3_11

fig_3_12

 

A incorporação do trem regional e do trem aproximador, do sistema de transporte de média capacidade e de projetos viários potencializou o desempenho do total dos investimentos em infra-estrutura

graf_p_26.gif (144743 bytes)

 

fig 3_16.gif (304109 bytes)

 

fig 3_15.gif (303608 bytes)

 

fig 3_14.gif (379108 bytes)


3ª fase: Definição das políticas de gestão e preços

Incorporaram-se, às propostas de investimento em infra-estrutura, políticas de gestão e preços que buscam racionalizar o uso do sistema viário, reduzindo o congestionamento no centro expandido do município de São Paulo

  • pedágio urbano na área do centro expandido, a uma tarifa equivalente a uma passagem de ônibus;
  • incentivo à integração auto x coletivo, implantando estacionamentos periféricos junto à rede de trilhos;
  • alteração do custo do estacionamento e eliminação de vagas patrocinadas em áreas restritas do centro expandido;
  • substituição das vagas junto ao meio fio das vias em áreas da região central, criando estacionamentos subterrâneos em lotes privados, liberando capacidade viária para introdução de faixas exclusivas para o transporte coletivo;
  • linhas circulares de microônibus, aumentando a acessibilidade por coletivo dentro do centro expandido

A inserção do pedágio urbano e medidas de incentivo ao uso do transporte coletivo nessa região melhorou consideravelmente o desempenho das intervenções de infra-estrutura propostas, com inversão de recursos insignificantes em relação ao total de investimentos.

chart_p_28.gif (172737 bytes)

Combinação de alternativas

Comparando-se os resultados das três fases, fica evidente a necessidade de complementação da rede estrutural de trilhos com o restante das alternativas de infra-estrutura e gestão. Tal integração cria condições favoráveis ao melhor desempenho em todo o sistema de transporte da região metropolitana.

A estratégia selecionada em cenários menos otimistas

A consistência das ações propostas é sustentável, mesmo que os cenários futuros sejam pouco otimistas. É o que revelam os testes da estratégia selecionada nos cenários de estagnação econômica e de crescimento moderado.

A estratégia selecionada apresenta efeitos positivos em todos os indicadores chegando a superar os resultados alcançados no cenário de pleno desenvolvimento, especialmente naqueles que refletem o uso do transporte coletivo.

graf_p_29_1.gif (160721 bytes)

graf_p_29_2.gif (130213 bytes)