Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Pitu 2020

OBJETIVOS

Objetivos da política de transportes e indicadores de desempenho

O que são

Os objetivos da política de transportes definem o papel e as responsabilidades do setor na construção da cidade desejada.

Dão origem a um elenco de indicadores numéricos que aferem o desempenho das intervenções propostas para o sistema de transporte futuro.

Como foram definidos

Decorreram integralmente da visão futura da metrópole, identificando as metas que o plano de transporte deveria seguir:

 

Visão futura da metrópole Objetivos da política de transporte Indicadores de desempenho

competitiva:

  • diversidade econômica
  • liderança
  • funções partilhadas com regiões vizinhas
  • cidade mundial
  • aumento da acessibilidade geral
  • aumento da acessibilidade às regiões vizinhas
  • redução dos congestionamentos
  • mobilidade geral
  • acessibilidade estrutural geral
  • acessibilidade social geral
  • alcance médio do total das viagens
  • velocidade média do total das viagens
  • velocidade do trânsito (centro expandido no pico)

saudável:

  • diminuem desníveis sociais
  • desenvolvimento integral do homem
  • recursos naturais usados racionalmente
  • aumento da acessibilidade aos grupos de baixa renda
  • redução do número de acidentes
  • redução da poluição atmosférica
  • redução do nível de ruído
  • mobilidade (baixa renda)
  • acessibilidade estrutural (baixa renda)
  • acessibilidade social (baixa renda)
  • alcance médio das viagens (baixa renda)
  • velocidade média da viagem (baixa renda)
  • emissão de monóxido de carbono (centro expandido)
  • emissão de óxido de nitrogênio (centro expandido)
  • emissão de óxido de nitrogênio (centro expandido)
  • emissão de particulados (centro expandido)
  • poluição sonora (centro expandido)

equilibrada:

  • ampliação das funções dos pólos sub-regionais
  • centro metropolitano revitalizado com atividades de cultura e lazer
  • aumento da acessibilidade aos sub-centros comerciais de serviços e pólos de emprego
  • aumento da acessiblidade ao centro metropolitano
  • potencialização do caráter indutor e estruturador da rede de transporte
  • acessibilidade estrutural aos pólos
  • acessibilidade social aos pólos
  • acessibilidade estrutural ao centro histórico
  • acessibilidade social ao centro histórico
  • velocidade média de acesso ao centro histórico

responsável:

  • programas e metas contínuos
  • mecanismos de gestão definem e financiam a agenda de investimento
  • concepção e operação integrada do sistema de transporte
  • uso eficiente dos recursos
  • retorno econômico do investimento (VLP)
  • retorno financeiro do investimento (VPF)
  • ociosidade no sistema coletivo
cidadã:
  • oportunidade de vida digna para todos, com acesso a bens e serviços
  • habitante consciente de sua cidadania e identidade metropolitana
  • reversão da tendência de predomínio do transporte individual
  • melhoria da qualidade do serviço de transporte
  • preservação e promoção do espaço urbano
  • percentual do coletivo na divisão modal
  • percentual do coletivo com integração do automóvel
  • alcance médio das viagens coletivas
  • velocidade média das viagens coletivas
  • tempo médio de espera das viagens coletivas
  • percentual de viagens multimodais