Detalhe da notícia
|
Linha da Cultura leva pintura, fotografia e música para as estações do Metrô
04/09/2017

O Metrô de São Paulo apresenta a nova programação da tradicional Linha da Cultura, que leva diversas atrações artísticas para as estações da cidade. Durante todo o mês de setembro, os usuários do Metrô poderão acompanhar exposições e apresentações musicais, além de parcerias com museus da capital paulista.

A coleção “O Metrô Descobrindo o Passado” apresenta peças arqueológicas encontradas durante as obras de expansão da linha 5-Lilás e continua em exposição na Vitrine Cultural da Estação São Bento, da linha 1-Azul, até o fim do mês.

No dia 10, a mesma estação recebe a exposição “A Mata é a Nossa Casa” da ONG SOS Mata Atlântica. A mostra leva aos usuários do Metrô 10 painéis informativos sobre os avanços da Organização na luta pela preservação ambiental, além de destacar a beleza e a importância do ecossistema.

No dia 10, a exposição “Siga seu Coração e tome uma atitude” desembarca nas estações Luz (linha 1-Azul) e Vila Prudente (linha 2-Verde). Produzido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o projeto leva aos usuários do Metrô esculturas em formato de coração estilizadas por artistas plásticos convidados e chama a atenção para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Também a partir do dia 10, os usuários da estação Luz poderão se divertir com a mostra “Na Linha do Humor” que apresenta caricaturas de personalidades famosas como os ídolos do esporte Lionel Messi, Neymar e Usain Bolt, além do apresentador Faustão e da atriz Fernanda Montenegro.

Quem passar pela estação Sé a partir do dia 10 vai se surpreender com as obras do pintor e diretor de arte Edu das Águas. A seleção intitulada “Um Olhar Colorido nas Estações do Metrô” é inspirada na arquitetura das estações e no movimento dos trens e passageiros. Segundo o autor, as pinturas “destacam a beleza e a poesia neste importante meio de transporte”.

A exposição “Vivendo Modigliani” entra em cartaz no dia 10 e fica até o fim do mês na estação Santana, da linha 1-Azul. Ao todo serão apresentadas nove telas da artista plástica Tânia Pessoa de Barros, que desenvolve trabalhos em aquarela. Nesta coleção, Tânia faz releituras de retratos femininos produzidos pelo mestre da história da arte Amadeo Modigliani.

Ainda na linha 1-Azul, a Vitrine Cultural da estação Santa Cruz recebe, no dia 10, imagens que relembram os 50 anos de história do Museu Lasar Segall. A trajetória da instituição, que leva o nome do pintor, escultor e gravurista lituano, tem relação com as primeiras estações de metrô da capital paulista. O acervo é um aperitivo de uma ampla exposição organizada pelo Museu com estreia no dia 23 de setembro.

Os usuários que passarem pela estação Trianon-Masp poderão acompanhar a Vitrine Cultural “MASP no Metrô”. A partir do dia 10, o Museu leva para a estação da linha 2-Verde fotografias que relembram seus 70 anos de fundação, comemorado em 20 de outubro.

Na estação Alto do Ipiranga, da linha 2-Verde, serão expostas 15 imagens da coleção “Ucrânia: Arte e Tradição”. Os painéis apresentam características marcantes da cultura ucraniana que vão da arquitetura milenar às belezas naturais do país. A atração faz parte da Mostra Cultural organizada pelo Consulado da Ucrânia em São Paulo e entra em cartaz no dia 10.

A estação Vila Madalena, da linha 2-Verde, recebe a exposição interativa “Redefinindo a Boa Vida” no dia 10. Serão expostos painéis com perguntas instigantes sobre valores, costumes e relacionamentos da vida contemporânea e os usuários da estação poderão opinar sobre as questões utilizando adesivos coloridos. O objetivo do projeto é produzir um infográfico sobre temas comportamentais da sociedade.

O fotógrafo Thiago Borazanian é responsável pelas imagens da exposição “Vistas de São Paulo”, que chega à estação República da linha 3-Vermelha no dia 10. A série mostra a diversidade da metrópole com cliques de prédios e avenidas e registros que fogem dos clichês urbanos, como parques e florestas.

A Sala do Museu de Arte Sacra na estação Tiradentes da linha 1-Azul recebe a exposição “Aparecida no Brasil”, que entra em cartaz no dia 21. Serão apresentadas imagens que retratam todas as fases da construção da Basílica de Aparecida.

Em comemoração aos 43 anos do início da operação comercial do Metrô, a Banda dos Seguranças fará duas apresentações especiais. No dia 14, na estação Tatuapé, e dia 28, na estação Sé, sempre às 18 horas.

 

Para acompanhar a programação da Linha da Cultura acesse:

http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.