Detalhe da notícia
|
Estação Autódromo recebe exposição “Clicando o brincar”
16/04/2018

A mostra fotográfica “clicando o brincar” é o destaque cultural deste mês da estação Autódromo, que atende a linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco – Grajaú).  A exposição pretende levar aos espectadores fotos do dia a dia de crianças e adultos nos seus momentos de lazer e brincadeiras.

As 60 fotos selecionadas são resultado do curso de fotografia promovido pela Fundação Stickel em parceria com o IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar). A proposta é unir a arte fotográfica ao projeto “Agentes do brincar”, da IPA. A mostra ficará em cartaz até o dia 30/4, na área paga da estação, próximo às catracas.

As aulas foram ministradas pelo professor André Monteiro, fotógrafo e educador social. Durante as 63 horas de curso, os alunos captaram diversas imagens, desde brincadeiras com objetos até atividades circenses, além de registros fotográficos de intervenções artísticas, como o grafite.

Para captar o ato de brincar, os alunos participaram de inúmeras atividades externas, como visitas a parques públicos e a festas infantis entre outros. Além de ter a fotografia exposta, no final do curso, os participantes recebem o título de “Brincantes”, concedido pela IPA.

Sobre os idealizadores: A Fundação Stickel é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social, cultural e econômica por meio da arte, atuando com pessoas e comunidades nos bairros Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha. Para tanto, promove atividades culturais diversas nos campos da pintura, desenho, cinema, fotografia e literatura, por meio de exposições, cursos, oficinas, ações, edição e distribuição gratuita de livros, dentre outras ações que envolvem a arte educação.

Filiada à IPA World (International Play Association), a IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar) foi fundada em 1997. A associação compartilha da mesma missão de promover, proteger e preservar os direitos de crianças e adolescentes para que tenham a oportunidade de brincar e o livre acesso à cultura e ao lazer.

Arte na CPTM: Com o propósito de apoiar e difundir a arte popular, a CPTM abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.